Imaginando Negócios

Imaginando Negócios

Como o mundo moderno está mudando o mundo dos negócios

Você pode navegar pela prateleira utilizando as teclas e

Quem quer viver para sempre?

2013 , , ,

Talvez o dia de aniversario seja um dia propício para falar sobre longevidade. No texto anterior (Estamos Lascados) conversamos brevemente sobre como os avanços medicinais e tecnológicos ajudam para ampliar a qualidade de vida da população. A descoberta em 1928 da penicilina, por exemplo, junto com outras como a vacina contra a tuberculose, fez disparar a expectativa de vida na primeira metade do século passado. E da segunda metade até hoje ampliamos em cerca de 20 anos “nossa idade máxima”.

A revista The Economist divulgou no início de 2013 um gráfico considerando um acumulado dos anos, podendo ser considerado um gráfico das experiências somadas. Até o final deste século, a média de idade vai ser um pouco mais de 42 e a expectativa será de viver até aos 81. A população mundial vai ter estabilizado em pouco mais de 10 bilhões e essas pessoas vão ter acumulado 430.000.000.000 anos de experiência humana entre eles.

The Age of Man - The Economist

The Age of Man – The Economist

Qual será o limite deste processo? Existirá um dia que o homem tenha a chamada vida “física” eterna? Quando em 1996 o mundo conheceu Dolly, o primeiro mamífero clonado, este tema ganhou força através da ideia de que um ser poderia ser infinitas vezes duplicado, perpetuando assim sua existência. Porém, além do fato do ser clonado apresentar um tempo de vida mais curto, a existência do ser não é plena, visto que o homem é muito mais do que um punhado de genes, ele é uma junção de diversas experiências e fatos corriqueiros que constroem sua personalidade, emoções, conhecimentos e demais características de sua vida.

Outra frente de pesquisa é a Criogenia Humana. Diversas pessoas pagam verdadeiras fortunas para terem seus corpos congelados após a morte, esperando um dia que a medicina esteja avançada a ponto de serem ressuscitados. Porém se trouxermos a ótica das principais religiões, acredita-se que o ser humano é formado de matéria e espírito e que após a morte, a alma encontra seu descanso eterno. Portanto, como seria possível, do ponto de vista religioso, que uma pessoa voltasse após a morte?

A promessa de vida estendida move diversos negócios. Existe uma clínica em Moscou que possui a fama de ajudar a desafiar o envelhecimento através de injeções de células-tronco para manter a aparência jovem. Existem diversos estudos russos nesta área que revelam quase uma nova versão da corrida espacial, desta vez com o foco na eternidade. A busca pela juventude eterna definitivamente é um grande negócio, movimentando fortunas em busca de preservar ou resgatar o que se foi um dia.

Para atingir a eternidade, o caminho mais provável seria a cura constante do envelhecimento. Mas envelhecer não é uma doença, e sim uma característica natural do homem. Será que a vida permitirá ser controlada desta forma? A vida termina de forma independente de doenças, ela acaba abruptamente a qualquer momento. Pode ser um simples acidente quando atravessamos a rua, ou quando tropeçamos em uma pedra, ou em qualquer outra forma aleatória e inesperada.

Pode parecer mórbido falar sobre morte no dia em que comemoro mais um ano de vida. Mas a grande verdade é que essa instabilidade da vida, ao invés de evitada, pode ser celebrada em cada pequeno minuto mágico desta dádiva. A vida eterna é a vida vivida de forma plena, nem que por poucos instantes.

O que você acha?

Mantenha seus comentários educados e focados no tópico.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: